As recolhas do programa Coleta Segura já está acontecendo nas unidades, no início da semana a recolhe foi feita em SC e na próxima semana serás nas unidades do RS. O programa coleta segura surgiu dentro do sistema Aurora em 2010, através das reuniões do comitê ambiental da Aurora em conjunto com as cooperativas filiadas.
O coordenador do programa Nestor Wolschick explica que o objetivo é regularizar as propriedades dos integrados de leite, aves e suínos com os Órgãos Ambientais, através do Plano de Gerenciamento dos Resíduos de Serviço de Saúde Animal, que atende as condições de separação, armazenamento, coleta, transporte e destino correto do resíduo.
“Entre os diversos benefícios do programa, estão, despoluição de rios, riachos e até da própria fonte de água do integrado; Propriedades mais limpas e organizadas evitando a proliferação de moscas, roedores; Propriedades com menor probabilidade de contaminação por agentes patológicos e químicos;”
A forma de separação e acondicionamento dos produtos ocorre da seguinte forma:
Grupo A (Risco Biológico): Luvas, pipetas de inseminação, aventais, máscaras, material com sangue, botas descartáveis.
Deverão ser acondicionados em sacos plásticos de cor branca e guardados dentro da bombona para entrega.
Grupo B (Risco químico): Frascos de vacina, medicamentos, desinfetantes, detergentes, embalagens de raticidas, mata bicheira etc.
Deverão ser acondicionados direto na bombona, não precisando furar ou lavar o recipiente, remover lacres, borrachas e etiquetas.
Grupo E (Perfurocortantes): Agulhas, seringas contaminadas, bisturis e lâminas.
Deverão ser colocados em recipientes resistentes e fechados e identificados com a letra “E”.
As embalagens externas, como embalagens de papel e bulas quando não estiverem contaminadas devem ser destinadas para reciclagem, caso tenham tido contato com o medicamento armazenar na bombona.
Para realizar a entrega, os resíduos armazenados durante o ano na bombona, devem ser transferidos para embalagem plástica (saco) entregue pelo técnico, para entregar na unidade solicitada pelo técnico da Cooper A1.